sexta-feira, 1 de julho de 2011
sexta-feira, 17 de junho de 2011
ATIVIDADE 4.0 - UNIDADE 4
sexta-feira, 10 de junho de 2011
COMPARTILHANDO DESCOBERTAS
sexta-feira, 27 de maio de 2011
ATIVIDADE 2.8 - REDES SOCIAIS
Na vida pessoal uso a internet com grande frequencia já que participo de vários cursos no site DEAP virtual e uma graduação em Pedagogia a distância, fator fundamental no momento de cumprir as atividades pré estabelecidas pelos organizadores destes eventos. Ainda para acessar caixa de mensagens no e-mail, orkut, blog, facebook, msn entre outros tantos sites de concurso e informações variadas.
Podemos citar o próprio blog, orkut, msn, enfim entre tantos outros como forma de usar pedagogicamente as redes socias, apartir dele pode ser postadas atividades dos mais variados temas e objetivos, porém deve-se tomar cuidado para usar de uma metodologia clara e compreensiva para o aluno.
ATIVIDADE 2.7 - VAGUEANDO PELA WIPIPÉDIA
Sabemos que os textos postados nestas páginas são livres e que podem ser manipulados conforme o interesse de quem os escreve, portanto, nos cabe confiar e comparar com outros sites a veracidade das mesmas e tirar proveito do conteúdo que certas pessoas tem para escrever com competência sobre os saberes que adquiriu durante sua vida.
Fica registrado aqui neste comentário que qualquer pessoa pode criar um login e uma senha e postar conteúdo e conhecimento na Wikipédia desde que seja para melhorar e ampliar as páginas de visitas.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
PROJETO CEDUP
sexta-feira, 29 de abril de 2011
ATIVIDADE 2.2 - NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO
ATIVIDADE 2.1 - UNIDADE 2 - A EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE
A ATIVIDADE DE NAVEGAR LIVREMENTE É UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SEM FIM, JÁ QUE ABRE UM LEQUE DE INTERESSES, CURIOSIDADES, OLHARES DISTINTOS E FAZ COM QUE O INSTINTO DE PESQUISA POR PARTE DO NAVEGANTE NÃO SE FINDE, QUE BUSQUE CADA VEZ MAIS INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO.
OUSE MAIS...NEVEGUE MAIS...NEM QUE SEJA A DERIVA...MAS NAVEGUE!!!!
sexta-feira, 8 de abril de 2011
ATIVIDADE 1.7 - O QUE É UMA WEBQUEST?
WebQuest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March.
Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.
Uma WebQuest tem a seguinte estrutura: Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão.
Dado tratar-se de um trabalho essencialmente educativo é frequente acrescentar ainda sugestões e orientações para o professor.
http://www.project4web.com/webquest/
ATIVIDADE 1.6 - FRONTEIRAS DIGITAIS E TECNOLOGIA E METODOLOGIA
ATIVIDADE 1.5 - DE ONDE VEM O PLÁSTICO
DURAÇÃO DO VÍDEO: 04:05 minutos
ATIVIDADE SUGERIDA: Através do vídeo assistido no programa TV Escola intitulado: de onde vem o plástico, o professor pode trabalhar a reciclagem com seus alunos, informá-los sobre a quantidade de anos que ele leva pra se decompor se jogado na natureza e os males que o mesmo causa, para isso poderia ser feito fantoches com potes plásticos e garrafas pet e futuramente um teatro com as criações dos alunos.
DISCIPLINA: este conteúdo pode ser usado nas aulas de ciências e português.
SÉRIE INDICADA: Sugiro a atividade para alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
sábado, 19 de março de 2011
ATIVIDADE 1.3 - REFLEXÃO
CONFORME O VIDEO ASSISTIDO, DAWBOR COLOCA QUE É PRECISO ESTAR CIENTE DE QUE O MUNDO MODERNO TRÁS CONSIGO AS MAIS VARIADAS TECNOLOGIAS DE CONHECIMENTO, OU SEJA, A TELEVISÃO INTERNET, CURSOS DE ATUALIZAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, SÃO FATORES VARIADOS E QUE VÃO SUBSTITUINDO
PORTANTO, A ESCOLA PRECISA SER A INSTITUIÇÃO QUE MULTIPLIQUE ESSE ESPAÇO DE CONHECIMENTO, QUE ORGANIZE E PROPORCIONE APRENDIZAGENS
sábado, 12 de março de 2011
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
Segundo o texto de Pozo (2001, p.29) a escola vem perdendo seu papel de principal fonte de conhecimento por uma ferramenta bem mais acessível, que são as tecnologias de informação. Podemos dizer que essa nova tecnologia da informação vem para completar o saber sempre inacabado dos sujeitos, é preciso formar cidadãos flexíveis, eficazes e autônomos para acompanhar o ritmo da mudança tecnológica.
Para poder dar conta da aquisição, interpretação, analise, compreensão e comunicação dessas informações, o autor defende a necessidade de um novo perfil tanto para o aluno como do professor , onde haja uma abertura para que se forme uma junção entre tecnologia e escola, trabalhando juntos e formando os futuros profissionais que a sociedade moderna exige.