sábado, 12 de março de 2011

TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

O processo educacional sempre ocupou lugar de destaque nas práticas humanas em todas as épocas, desde os tempos mais remotos, nas sociedades primitivas do modelo caçador coletor, ao homem contemporâneo. Esse processo vem sendo modificado pelo novo contexto mundial de globalização do modo de produção capitalista que exerce forte influencia sobre as práticas de educação exigindo renovação constante. Da mesma forma, as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho vêm influenciando as relações de produção e ampliando o setor informal da economia, que exigem, cada vez mais qualificação e educação continuada.
Segundo o texto de Pozo (2001, p.29) a escola vem perdendo seu papel de principal fonte de conhecimento por uma ferramenta bem mais acessível, que são as tecnologias de informação. Podemos dizer que essa nova tecnologia da informação vem para completar o saber sempre inacabado dos sujeitos, é preciso formar cidadãos flexíveis, eficazes e autônomos para acompanhar o ritmo da mudança tecnológica.
Para poder dar conta da aquisição, interpretação, analise, compreensão e comunicação dessas informações, o autor defende a necessidade de um novo perfil tanto para o aluno como do professor , onde haja uma abertura para que se forme uma junção entre tecnologia e escola, trabalhando juntos e formando os futuros profissionais que a sociedade moderna exige.

Nenhum comentário: