sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MUDANÇAS AMBIENTAIS E GLOBAIS

MUDANÇAS AMBIENTAIS E GLOBAIS

O Meio ambiente tem passado por transformações jamais presenciadas pela História, tudo devido ao grande poder que o homem adquiriu ao longo dos séculos; poder este usado tanto na construção como desconstrução do mundo em que vive.
Tornou-se necessário reeducar o homem para viver em harmonia com o meio ambiente e conscientizá-lo de que suas atitudes refletem nos quatro cantos do mundo e por muitas gerações, por isso precisamos denunciar os abusos cometidos contra ele. Nossa flora e fauna precisam ser conservadas, nossa água precisa ser mantida limpa e abundante, tudo isso para que nós e nossas futuras gerações possam ter qualidade de vida.
O correto é que todos nós nos preocupássemos com o meio ambiente, que constitui um bem comum de todos e é dever do Poder público e da coletividade defende-lo e preservá-lo para as gerações presentes e futuras.
A educação ambiental deve ser promovida em todos os níveis de ensino, e o público deve ser conscientizado para a preservação do meio ambiente.
Estamos muito tristes com o que esta acontecendo com o mundo em que vivemos enxurradas, ventos fortes, desmatamento das nossas matas e outras calamidades, por isso o mundo precisa ser educado para a preservação. Basta começarmos a mudar nossos hábitos, pensamentos e refletir mais sobre nossas ações, podemos reverter este quadro.
Vamos fazer nossa parte.....reciclando, respeitando o próximo, economizando água( você sabia que 10 minutos de torneira aberta quando escovamos nossos dentes refere-se a um balde cheio de água!), enfim vamos fazer nossa parte.
Diariamente vemos as pessoas falando a respeito da poluição, degradação do meio ambiente..etc. Porém como faremos ? A única prerrogativa para melhorar a qualidade de vida, lembre-se que não nos referimos apenas de Brasil, mas sim de mundo, é o crescimento econômico. Simples. Para crescer como sociedade, temos que consumir mais, lei básica do sistema capitalista. Para cada emprego que se gera quanta energia é necessária? Seja ela hidrelétrica ou termelétrica. Quem paga o preço? Queremos mais empregos, queremos produtos mais baratos..etc.. tudo isso implica em consumir mais recursos naturais. A grande questão do planeta é como equacionar esta conta. O planeta não aumenta não se cria água a partir do nada, e a população mundial cada dia aumenta mais.
Para preservar o meio ambiente nada melhor do que começar desde cedo. Ensinar “ao futuro” com uma linguagem clara e objetiva, sem usar de sensacionalismo e catástrofes, começando nas escolas públicas, estaduais e particulares ensinar aos alunos e mostrar a importância que tem em cuidar desse precioso presente com mais dedicação. Para efetuar este trabalho de preservação é que surgem as conferências de meio ambiente nas escolas, onde discute-se e encontram-se alternativas para aprofundar as discussões em torno da preservação urgente do planeta. Deixar de apenas falar e tomar atitudes vingantes, agir de forma a deixar resultados empolgantes.
A educação ecológica, para as próximas gerações, é a última tentativa de mudança em prol da preservação, pois a geração atual é insensível, despreparada, deseducada e militante ferrenha da sociedade de consumo do capitalismo selvagem.
Hoje, as pessoas tratam a Natureza como se ela fosse sua propriedade, quando deveriam tratá-la como sua sócia ou como sua parceira.

Um comentário:

Marise disse...

Rosani! Parabéns !
Leve estas informações para tua escola. Boa semente dá frutos bons. Cultive com garra, leve multidões para ajudar...
Um abraço
Marise
NTE/SMOeste/SC